Monday 20 April 2009

A relação Homem-Ambiente
Ao longo dos séculos o Homem foi necessitando e gastando cada vez de mais energia para as suas actividades do quotidiano, à medida que ia descobrindo nova formas de a utilizar:
→ O Homem primitivo (Leste da África, aproximadamente 1 milhão de anos atrás) sem o uso do fogo dispunha apenas da energia de alimentos que ingeria (2 mil kcal/dia)
→ O Homem caçador (Europa, aproximadamente 1 milhão de anos atrás) dispunha de mais alimentos e também queimava madeira para obter calor e cozinhar.→ O Homem agrícola primitivo (Mesopotâmia em 5000 a.C.) utilizava a energia de animais de tracção.
→ O Homem agrícola avançado (Noroeste da Europa, em 1400 d.C.) usava carvão para aquecimento, a força da água, do vento e o transporte animal.
→ O Homem industrial (na Inglaterra, em 1875) dispunha da máquina a vapor.
→ O Homem tecnológico (nos EUA, em 1970) consumia 230 mil kcal/dia.
Com a evolução da raça humana, notaram-se importantes avanços na tecnologia das ferramentas, na capacidade técnica, um maior poder de raciocínio, o rápido crescimento da população e o aumento do consumo per capita.
O Homem viu-se, por isso, na necessidade de utilizar mais recursos naturais, como a madeira (destruindo as florestas), o carvão e mais tarde o petróleo, (que ao serem extraídos em demasia esgotam-se, poluem o ar, o solo, o subsolo). Estas agressões ao meio ambiente afectam também a vida, não só a do Homem, como a dos outros seres vivos existentes no planeta, que estam hoje, muitos deles, em extinção.

Hoje em dia a questão ambiental é do interesse dos cientistas e dos ecologistas, que se preocupam com a educação e consciencialização da sociedade para o problema. É um assunto que é discutido nas salas de aula, nas discussões políticas, na comunicação social e nos media, mas que muitas vezes não é abordado profundamente.


Medidas a tomar

Para melhorar as relações Homem-Ambiente é necessário começar por tomar certas medidas que mudarão o estado do Ambiente. Sugere-se, então, que:
→ Utilize o mínimo possível de energia eléctrica (reduzindo assim a utilização de combustíveis fósseis e a construção de hidroeléctricas que causam a destruição de grandes ecossistemas)


→ Utilize o seu carro somente quando necessário (o transporte é responsável por cerca de 30% da poluição mundial)

→ Não desperdice água (apenas 2% da água do planeta é potável e 1 bilhão e 200 milhões de seres humanos ainda não tem acesso a essa água).

→ Evite consumir além do necessário. Adquira o indispensável em alimentos, objectos, roupas, brinquedos etc. As lojas e supermercados estão cheios de inutilidades que só fazem gastar mais e mais recursos naturais na fabricação. Pense antes de comprar. Rejeite produtos descartáveis, como copos, garrafas etc. Além de poluírem e aumentarem o volume de lixo, também apressam o esgotamento dos recursos naturais. Reutilize os sacos das compras. Prefira alimentos naturais, evitando enlatados, empacotados e refrigerantes.

→ Proteja os animais e as plantas. As suas vidas estão interligadas com a de todos os outros seres, inclusive a nossa. É essa interligação que forma a 'teia da vida' que garante a sobrevivência de todos.

→ Proteja as árvores. Para fabricar papel é preciso cortar árvores, logo, poupar papel é uma forma de defender as árvores. Utilize os dois lados da folha de papel. Lembre-se que são as árvores que nos fornecem o oxigénio que respiramos. Plante árvores.

→ Faça a separação do lixo e recicle os materiais inorgânicos (papel, plástico, metal, vidro). Assim estará a contribuir para poupar os recursos naturais, aumentar a vida útil dos depósitos públicos de lixo e diminuir a poluição.

A preservação e manutenção das condições naturais do meio ambiente são imprescindíveis para a qualidade de vida das gerações futuras, bem como para a própria estabilidade neste planeta. A destruição do meio ambiente, através dos impactos ambientais constantes, pode tornar impraticável a preservação da vida dos seres humanos. Sendo assim, é necessário que todas as actividades desempenhadas pelo Homem sejam realizadas para que possam ser ambientalmente sustentáveis.

Proteja o Ambiente. Lembre-se que a Terra não pertence ao Homem, mas que o Homem pertence à Terra.



Redigido por Ana Marta Tavares nº2, Isabel Lamy nº15 e Sílvia Cavaleiro nº 26 do 9ºE (2008/2009) na disciplina de Educação Civica da prof. Dulce Godinho



No comments: