Monday 20 April 2009

REEE...?

REEE...?
REEE é uma abreviação de Resíduos de Equipamento Eléctrico e Electrónico.
Existem várias categorias de Equipamento Eléctrico e Electrónico.
São exemplos de equipamentos eléctricos e electrónicos os frigoríficos, radiadores, máquinas de lavar e secar roupa, aparelhos de ar condicionado, aspiradores, torradeiras, ferros de engomar, máquinas de café, máquinas de barbear, computadores, ratos, teclados, telemóveis, impressoras, aparelhos de rádio, televisores, leitores de MP3, câmaras de vídeo, instrumentos musicais, lâmpadas fluorescentes compactas, lâmpadas de descarga de alta intensidade, aparelhos de iluminação para lâmpadas fluorescentes, berbequins, ferramentas de jardinagem, consolas de jogos, medidores de pressão arterial, detectores de fumo, termóstatos, etc.
Atenção que não são recicláveis lâmpadas incandescentes, de halogéneo, leds e infra-vermelhos.
Ao se depositarem estes resíduos em aterros, ou fazendo a sua incineração inadequada, verificam-se efeitos ambientais negativos. Isto porque estes resíduos contêm metais e substancias químicas tóxicas (mercúrio, cádmio, cobre, chumbo, alumínio), que ao penetrarem no solo, entram nos lençóis freáticos contaminando tanto os solos como a água No caso destes resíduos serem incinerados, as substâncias tóxicas são emitidas para a atmosfera, nomeadamente os CFC´s (clorofluorcarbonetos) altamente responsáveis pela destruição da camada de ozono. Ao contaminarmos a água, o solo e o ar contribuímos para aumentar os riscos de saúde pública, as alterações ao nível dos ecossistemas, da biodiversidade, do clima e dos recursos naturais.

Todos estes equipamentos têm de ser sujeitos a tratamentos especiais, realizados por unidades perfeitamente preparadas para o efeito.
A reciclagem deve ser feita de maneira a minimizar os impactos no ambiente e na saúde pública.
Importa incentivar, então, a redução da produção dos resíduos e a sua reutilização e reciclagem.
Na Europa têm se vindo a implementar novas medidas de incentivo à população e de uma boa gestão dos REEE.
Em Portugal têm se vindo a desenvolver o projecto Ponto Electrão, pela Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos), uma iniciativa que promove a recolha dos REEE, e o seu depósito nos locais fornecidos pela associação Amb3E (em que as escolas do país também participam). É sugerido ao consumidor que entregue o equipamento estragado na loja, na compra de um novo ou que o deposite num dos muitos Pontos Electrão, directamente nos Centros de Recepção instalados por todo o país ou solicitando os serviços da Câmara Municipal da sua área de residência.

Espera-se que todos contribuam da maneira que poderem, aproveitando o surgimento de empresas de reciclagem específica para este tipo de resíduos, e tendo sempre em conta as consequências da não reciclagem deste tipo de equipamento.

Acumular computadores e telemóveis velhos na arrecadação ou despejá-los numa lixeira é um comportamento pouco verde e o risco de contaminação do ambiente é muito elevado.

Seja ecológico - Recicle o seu lixo electrónico
Redigido por Ana Marta Tavares nº2, 9ºE (2008/2009) na aula de Formação Civiva da prof. Dulce Godinho

No comments: