Tuesday 21 April 2009

Projecto escola electrão e os REEE

Projecto escola electrão e os REEE
Está actualmente a decorrer em Portugal o projecto/concurso escola electrão, no qual a nossa escola - Anselmo de Andrade – Irá participar. Referente a isso, já foram tomadas várias medidas como a colocação de cartazes alusivos a tal actividade e como a reunião de vários membros da comunidade educativa escolar, tal reunião que teve lugar no d ia 12 de Fevereiro do ano corrente, em que para além de se ter falado dos projectos a que a escola se irá propor no âmbito do eco-escolas, falou-se também no projecto escola electrão, integrado no mesmo. O Projecto Escola-Electrão, promovido pela Amb3E (Associação Portuguesa de Gestão de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos), com a colaboração do Ministério da Educação, pretende sensibilizar os alunos e a comunidade escolar para o correcto encaminhamento dos Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), pelo efeito combinado de acções de divulgação e da participação num concurso inter-escolas. O projecto destina-se a todos os alunos do 2º ciclo e 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Para além de um excelente incentivo à cooperação dentro das escolas, é também uma boa forma de reduzir o impacto dos REEE na saúde pública e no ambiente do planeta terra. Estes resíduos podem ser classificados numa escala de um a dez como se pode verificar no site do Projecto - http://www.blogger.com/www.escolaelectrao.pt . Nele também se pode encontrar notícias e informações diversas sobre o concurso.Devido a uma elevada concentração de metais pesados como o chumbo e o cádmio existente nos REEE estes tornam-se um problema para a saúde tanto humana como animal, pois estes ao se acumularem no organismo ficam lá e só passado muitos anos (para alem da vida humana) e que conseguem ser expulsos do organismo humano. Isto, muitas vezes, podem levar á morte imediata do indivíduo, ou fazer que nele se desenvolvam muitas doenças, nomeadamente o cancro.

Este projecto encontra-se inserido em iniciativas da União Europeia, que ao deparar-se com tanto resíduo eléctrico e electrónico, que com o avanço da tecnologia tem aumentado, teve de tomar medidas, tais medidas que se encontram escritas em leis da Política ambiental. Podemos encontrar informação mais informação (resumida) no site - http://www.ricoh.pt/about_ricoh/news/REEE.xhtml. Actualmente existem leis que punem quem deitar resíduos eléctricos e electrónico fora dos locais apropriados. Existem em todos os Centros Comerciais de Portugal pontos electrão nos quais devemos e podemos deitar todos os REEE de que já não necessitamos ou então podemos ir entregar a loja em que os compramos, na qual será dado o devido destino.
Redigido por Bruno Medinas nº7, Diogo Boto nº12, Rafael Januario nº22 9ºE (2008/2009) na aula de Formação Civica da prof. Dulce Godinho.

No comments: