Friday 13 March 2009

Serra da Estrela 2009

Carta de Motivação

Foi de repente que surgiu esta oportunidade de entrar neste projecto, na Missão JRA.
Ao ler a página em que o projecto é apresentado, fiquei bastante motivada a ingressar nesta viagem à descoberta.
Gostava de aprender e dar a conhecer, também, algumas soluções e/ou práticas para um desenvolvimento sustentável, de maneira a atenuar, “acalmar”, reduzir as alterações climáticas.
Em relação às alterações climáticas acho que são muito faladas e discutidas, mas muitas vezes as pessoas não têm conhecimento de como agir, em suas casas, na sua aldeia ou cidade.
Actuar junto das pessoas é importante, para que fiquem a conhecer práticas do dia-a-dia que podem mudar, alterando assim as previsões de futuro quanto ao ambiente.
No plano da biodiversidade, motiva-me vir a saber e a entrar um pouco mais no mundo dos animais e plantas.
É também a descoberta que me motiva. A descoberta através da investigação, do apuramento de dados, da fotografia, das caminhadas, da procura de soluções, em trabalho de grupo. Sempre o trabalho de investigação me fascinou.
Também o facto de tentar ir desenvolver o meu inglês, conhecendo e comunicando com outras pessoas, me cativa.
Por fim, não posso deixar de referir a curiosidade que tenho em conhecer a Serra da Estrela, bem como as suas potencialidades, projectos, recursos e a paisagem.
Ana Marta da Palma
9ºano turma E
Carta de Motivação

Olá. Eu chamo-me Isabel Lamy. Gostava de participar nesta aventura na Serra da Estrela e fazer uma reportagem sobre os problemas relacionados com o clima, ambiente, etc. Além de podermos, claro, partilhar experiências, conhecer novas pessoas. Para quê estar de férias em casa sem fazer nada se podemos fazer algo útil (como uma reportagem, por exemplo) e que nos agrade, noutra cidade, com outras pessoas e com outros costumes? Não nos custa nada, e ainda aprendemos! Podemos tentar descobrir as potencialidades dos recursos naturais existentes na Serra da Estrela de forma a melhorá-los ou preservá-los. Podemos retratar problemas e talvez fazer da Serra da Estrela uma cidade melhor. Para mim, é uma aventura, nunca tinha experimentado fazer algo deste género. E incrivelmente emocionante poder trabalhar em parceria com outras pessoas pois eu sou bastante sociável e gosto de contacto com o público. Gosto imenso de escrever e fotografar tudo, e observar os seus pormenores. Tenho o gosto de ficar a saber novas coisas, sobre tudo.Gosto muito da natureza, e como deve de ser preservada. Gosto ainda mais de, se for, poder fazer uma reportagem sobre ela, retratar os seus problemas e o que podemos fazer para a tornar melhor. Adorava fazer parte desta experiência.
Isabel Lamy
9°ano Turma E



1 comment:

Élia Martins said...

Não encontro os textos das alunas. Será "nabice"?